24.8.06

A Rasa arrasa na França

José do Carmo Filho

23/08/2006 - Carmen Rodrigues Tatsch
Desde 2001 venho desenvolvendo pesquisa-ação, método de pesquisa que inclui a ação social, na comunidade da Rasa, Búzios. Inicialmente era um projeto de pós-doutorado vinculado à Escola de Comunicação da UFRJ. A partir de 2005, esta pesquisa passou a estar articulada à Universidade Veiga de Almeida. Em ambos projetos contamos com o apoio da FAPERJ.
O projeto visa a promoção de saúde mental e de bem-estar da comunidade e coloca em foco a questão do aumento da auto-estima, da valorização da história e da cultura da Rasa e da reelaboração das identidades. Com o decorrer da pesquisa, percebemos que não seria possível a melhoria da qualidade de vida se não incluíssemos a questão da geração de renda.
Neste momento, estamos trabalhando, juntamente com lideranças comunitárias, em um processo de auto-gestão, na implantação de um circuito turístico histórico-ecológico-antropológico e na criação do Centro Cultural da Rasa, onde todas as associações desta região estarão representadas e diversos produtos ali poderão ser comercializados.
Em julho de 2006 fui convidada a realizar palestra sobre esta pesquisa no Colóquio de Análise Institucional, na Universidade de Paris 8, França. Os especialistas ficaram entusiasmados com a complexidade metodológica da pesquisa e com a diversidade cultural da região. O prof. Remi Hess, diretor do Laboratório de Análise Institucional desta universidade, comentou sobre os vários níveis de ação e de análise do projeto que se cruzam e que apontam para diversos caminhos teórico/práticos. A profª Luccette Colin, apontou a importância de uma pesquisa que desenvolve, ao mesmo tempo, um enfoque político e subjetivo; que trabalha a questão da cidadania e também da identidade. O prof. Patrice Ville destacou a questão do saber que, em nossa proposta, não está somente do lado da ciência, da academia, mas também do lado das pessoas que participam do projeto.
Logo a seguir, fomos apresentar este trabalho no Departamento de Psicologia da Universidade de Toulouse, França. Novamente, a Rasa arrasou. Os especialistas presentes enfocaram especialmente a questão da relação entre a equipe de pesquisa e dos sujeitos pesquisados. Relatam experiências onde há mudanças de comportamento.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home